Há duas ciências humanas que eu julgo primordiais [pra evitar a polêmica de se falar em superiores]: a História e o Direito, nessa ordem.
Não... não é simplesmente questão de gosto. Há uma explicação:
A primeira é [na minha singela opinião], a melhor ferramente para explicar o por que dos moldes como somos e como vivemos.
A segunda, tendo em conta o substrato fornecido pela primeira, procura a manutenção da paz social através do estabelecimento de padrões para a convivência [não só entre os humanos, como também dos humanos para com o resto do ambiente].
A verdade é que se eu fosse o Senhor Direito [?], analisando o que a Dona História [?] me mostra, eu já teria desistido há tempos...
Já se passam 6 anos, e [sorry o chavão mór] parece que foi ontem! Fato é que nesses 20 e tantos anos de vida, há duas imagens que "presenciei" que com toda certeza vou lembrar até o último dia da vida.
A primeira delas [se já não se tornou] talvez daqui algum tempo se torne tão somente uma imagem famosa. Lembraremos dela, mas sem lembrar da história:
Não... não é simplesmente questão de gosto. Há uma explicação:
A primeira é [na minha singela opinião], a melhor ferramente para explicar o por que dos moldes como somos e como vivemos.
A segunda, tendo em conta o substrato fornecido pela primeira, procura a manutenção da paz social através do estabelecimento de padrões para a convivência [não só entre os humanos, como também dos humanos para com o resto do ambiente].
A verdade é que se eu fosse o Senhor Direito [?], analisando o que a Dona História [?] me mostra, eu já teria desistido há tempos...
Já se passam 6 anos, e [sorry o chavão mór] parece que foi ontem! Fato é que nesses 20 e tantos anos de vida, há duas imagens que "presenciei" que com toda certeza vou lembrar até o último dia da vida.
A primeira delas [se já não se tornou] talvez daqui algum tempo se torne tão somente uma imagem famosa. Lembraremos dela, mas sem lembrar da história:
É a singular imagem do jovem estudante chinês barrando uma fila de tanques de guerra.Eu lembro ter visto isso num "Jornal Nacional" ou "Fantástico" da vida, do alto dos meus 7 anos, sem entender absolutamente nada do que acontecia.
Mesmo assim, ficou gravado na minha cabeça o total paradoxo entre as forças da "confrontação". Verdadeira aula sobre obstinação e coragem para uma criança, por mais que ela não compreenda as causas.
Só fui entender depois de velho que o famoso episódio do "Massacre da Paz Celestial" (Praça Tiananmem em Pequim - 03 e 04 de junho de 1989) era a violenta resposta do Governo Chinês aos protestos pró-democracia de Estudantes, que já perduravam coisa de dois meses. Resultado final: coisa entre 400 e 7.000 [?] - sim, fatos acontecidos em países autoritários geram estimativa um tanto quanto elásticas mesmo - e mais de 10.000 feridos.
Até hoje não se sabe quem é o cara barrando o tanque nem seus reais motivos [Ainda bem! Vai que ele responde algo como "eu tava muito doido naquela hora"]... mas muito mais do que a lição de obstinação e coragem que tive quando criança, dela hoje posso ver que somos capazes de ter gorvernantes, mantidos ideologicamente,financeiramente e até mesmo militarmente pelos governados, que não se furtam de matar impeidosamente os mesmos governados assim que verem a primeira ameaça ao seu poder.
A segunda imagem é a causa do post...
Ela é singular não só como fato histórico, mas como do ponto de vista individual.
Acredito que todos saibamos onde estávamos e o que faziamos naquele exato momento. Pudera... foi o primeiro fato histórico de grandes proporções na era da "vida em REALTIME".
Eu, por exemplo, sei que chegava em casa de uma aula da UFSC no meio da manhã. Na época morava com alguns amigos, mas era o único que estava em Floripa em razão de apenas o curso de Direito ter mantido aulas de algumas matérias em meio a uma das maiores greves até então enfrentadas pela universidade.
Peguei o telefone e enquanto batia um papo com uma pessoa em Joinville, liguei a TV [sistema "a gato"] e comecei a passar canais. Parei na CNN e, sem prestar muita atenção, vi que transmitiam o que parecia ser um incêndio no World Trade Center... lembro bem que a legenda da imagem falava alguma coisa em explosão de causas desconhecidas e tal.
Continuei ali no telefone... olhando pra TV sem muita atenção até que de repente ouvi ao fundo o repórter gritando um "ow ow" e dai eu não sabia mais se tava vendo CNN ou algum Telecine. Só lembro que soltei, ainda meio sem crer, um sonoro "CARAAAAAAAALHO" [ou qualquer outro palavrão aleatório] e esqueci o telefone por uns 10 segundos...
Literalmente eu não sabia se devia acreditar no que tinha visto!
E a droga do replay [impressionante como vemos tudo na TV como se estivessemos vendo um show ou jogo de futebol] não vinha pra ver se realmente eu tinha visto AQUILO que achava ter visto. Voltei pro telefone tentando explicar pra pessoa sem parecer um alucinado que achava ter visto um míssel sendo lançado contra o WCT...
Pois é, vi o negócio todo ao vivo. E isso mais do que me fazer nunca esquecer a imagem histórica, vai me fazer sequer esquecer o meu contexto pessoal quando ela ocorreu.
Maravilhas do mundo "Parabolicamará" profetizado pelo atual Ministro da Cultura lá no início do anos 90?
Será?
De um lado vermos a imagem em tempo real... de outro lado saber que o cara ter idealizou (inclusive atrasando um avião 15mim em relação ao outro - possibilitando tempo para a TV chegar) essa loucura justamente por saber que tudo veríamos tudo em tempo real. Paradoxo macaibramente interessante, não?
Grande MERDA, hein! Grande merda que teve origem em outras tantas merdas anteriores e deu razão [razão irracional, diga-se de passagem] a tantas merdas posteriores e que continuará a influenciar tantas outras merdas que estão por vir. E no meio desse imenso mar de merda: quase 3mil inocentes mortos!
Há um depoimento de um bombeiro que narra uma das imagens mais desesperadoras que eu já consegui imaginar: no final da tarde do fatídico dia, com as duas torres já no chão e os escombros à centenas de metros do local passaram as equipes de resgate a realizar buscas por sobreviventes em áreas que estavam até então isoladas... no meio de toda aquela fumaça, calor absurdo e cheiro de queimado... escutavam-se tão somente celulares, celulares e mais celulares de vítimas tocando... pessoas querendo saber (ou tão somente acreditar na derradeira esperança) se haviam escapado da tragédia amigos, conhecidos e familiares que agora jaziam embaixo de toneladas de ferro e concreto.
Fica aí então, no seu sexto aniversário, a lembrança de uma imagem inesquecível... Inesquecível como um [absolutamente dispensável] "espetáculo" televisivo trágico
Pois é, vi o negócio todo ao vivo. E isso mais do que me fazer nunca esquecer a imagem histórica, vai me fazer sequer esquecer o meu contexto pessoal quando ela ocorreu.
Maravilhas do mundo "Parabolicamará" profetizado pelo atual Ministro da Cultura lá no início do anos 90?
Será?
De um lado vermos a imagem em tempo real... de outro lado saber que o cara ter idealizou (inclusive atrasando um avião 15mim em relação ao outro - possibilitando tempo para a TV chegar) essa loucura justamente por saber que tudo veríamos tudo em tempo real. Paradoxo macaibramente interessante, não?
Grande MERDA, hein! Grande merda que teve origem em outras tantas merdas anteriores e deu razão [razão irracional, diga-se de passagem] a tantas merdas posteriores e que continuará a influenciar tantas outras merdas que estão por vir. E no meio desse imenso mar de merda: quase 3mil inocentes mortos!
Há um depoimento de um bombeiro que narra uma das imagens mais desesperadoras que eu já consegui imaginar: no final da tarde do fatídico dia, com as duas torres já no chão e os escombros à centenas de metros do local passaram as equipes de resgate a realizar buscas por sobreviventes em áreas que estavam até então isoladas... no meio de toda aquela fumaça, calor absurdo e cheiro de queimado... escutavam-se tão somente celulares, celulares e mais celulares de vítimas tocando... pessoas querendo saber (ou tão somente acreditar na derradeira esperança) se haviam escapado da tragédia amigos, conhecidos e familiares que agora jaziam embaixo de toneladas de ferro e concreto.
Fica aí então, no seu sexto aniversário, a lembrança de uma imagem inesquecível... Inesquecível como um [absolutamente dispensável] "espetáculo" televisivo trágico
Mas muito mais [ab-so-lu-ta-men-te muito mais] mais na qualidade de um símbolo de como nós, seres-humanos, podemos usar nossa racionalidade [?] para fazer coisas TO-TAL-MEN-TE INSANAS! E por isso a imagem espetacular do avião deve sempre, sempre ser vista junto com uma imagem como as abaixo pra não termos a impressão [comum dos nossos tempos] que ao desligar a TV tudo volta ao normal e nada daquilo aconteceu - enfim, saber que nem tudo no nosso mundo é simplesmente mais uma obra de ficção:
11 de setembro: um dia para ser lembrado pelos próximos 500 anos por como somos estúpidos [ou pelo tempo possível, porque creio que não há 500 anos pela frente para ou acabarmos de vez com o planeta - impossibilitando a vida humana - ou uns com os outros, mesmo. Mais provável: ambas hipóteses ao mesmo tempo].
11 de setembro: um dia que deveria ser reconhecido como o "DIA DO HUMANO", para sempre lembrarmos que os outros seres-vivos devem sentir-se profundamente envergonhados em dividir tal condição conoso....
Fica um minuto de silêncio pela nossa triste condição...
[...]
--------
Ps: Agradecimento todo especial ao RAPPA por ter feito um título tão show de CD, que pode ser aproveitado como inspiração nesse post.


Nenhum comentário:
Postar um comentário