quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Tarantino: Interpretação Genial!

Não!
Não se trata de interpretar um papel...
É questão de texto mesmo!

Talvez a coisa que mais me atraia no uso da linguagem em geral é a capacidade de se contar - ou se enteder - o mesmo fato sob óticas diversas, e nem uma delas podendo ser reputada absolutamente verdadeira ou falsa... certa ou errada (e isso explica muito o porque da minha profissão).

Semiótica... Hermenêutica... Interpretação!

A capacidade de se tomar um fato... analisá-lo... e se chegar à uma conclusão nunca antes pensada!!! Não que o fato nunca tenha sido objeto de análise: foi! E dele já existem algumas conclusões... todas bem fundamentas.

Mas o legal é se chegar a algo novo... e contando pra uma outra pessoa, esta falar: Caraaaaaaa.... como nunca tinha pensado nisso antes?

Isso tudo pra dizer que o Tarantino é MUITO mestre nessas situações. Cada filme dele tem uns 2 ou 3 diálogos que quando não são surreais... são para dar uma interpretação particular dele (mas através de uma personagem) de um fato do universo pop! Interpretações que só da cabeça de uma pessoa anormal que nem ele podem brotar...

E o mais legal de tudo é que ao invés de publicá-las por aí, o cara as exprime em meio aos seus filmes... pela boca de personagens que por mais fantasiosas/absurdas que possam parecer, no fim têm tudo haver com que ele pensa!

Na minha singela opinião [hoje - diga-se de passagem, porque ela pode mudar amanhã] a melhor tirada dele está no Kill Bill Vol. II.

Pra quem não viu [calma, não vou contar o final] [?] é a história de uma assassina profissional [Uma Thurman] que acorda depois de 5 anos de coma em busca de vingança! O nome principal da lista é Bill, ex-chefe/mestre/namorado.

Tá tudo que é Tarantino nesse(s) filme(s)... violência (e sangue) exagerada ao ponto de torná-la caricata, ritmo de história em quadrinho (no Vol. I, literalmente durante alguns minutos), ironias, muito humor negro, cultura oriental clássica & cultura americana pop [sentiu o paradoxo?] e diálogos NO SENSE... e claro, Uma Thurman (ninguém cai num filme do Tarantino tão bem quanto ela).

Tem umas cenas memoráveis, como a da personagem da Uma Truhman sendo enterrada vida (Vol. II)... ou prestes a ser assassinada quando ainda em coma... a sequência seguinte dela tentando mexer os dedos dos pés (ambas do Vol. I)... o treinamento com o chinês doidão Pai Mei (Vol. II) - mas destas eu falo outra hora...

Por enquanto, ficamos com a leitura Tarantiana [isso existe?] mais brilhante [só não é a mais NO SENSE porque existe a de "Like a Virgin" da Madonna em "Cães de Aluguel]:
A cena é a seguinte: lá está o encontro final Beatrix Kiddo x Bill! Mas antes eles tratam de tirar algumas questões a limpo, claro.... para tanto, Bill dá um tiro cuja bala é uma ampola com um "soro da verdade" bem no joelho [!] de Beatrix [eu não sei dizer qual a parte mais Tarantino dessa frase].

Enquanto o soro faz efeito, Bill prepara terreno para dizer apenas que Beatrix Kiddo, uma assassina, em hipótese alguma poderia ser pra sempre Mrs. Plimpton - a identidade que ela queria assumir para mudar de vida e passar a ser apenas uma vendedor de discos [!] num lojinha no meio do deserto... coisa de Ego & Alter-Ego!

Pois então... para dizer apenas isso, o Tarantino simplesmente cria uma TGS [Teoria Geral dos Super-Heróis]... e que já vem com a exceção: o Superman.

O diálogo é o seguinte... mais ou menos assim numa tradução (totalmente)livre feat. comentada:

Bill:
Você sabe... eu adoro histórias em quadrinhos!
Especialmente as sobre super-heróis...
Eu acho a mitologia por detrás dos super-heróis fascinante!
[ah! assunto to-tal-men-te pertinente pra "hora da verdade" enquanto a menina tá com uma mega-ampola enfiada no joelho...]
Pegue meu super-herói favorito: o Superman!
Não é lá um quadrinho muito bom... não é muito bem desenhado...
[...] [vira o copo de sabe-se-lá o que
Mas a mitologia... a mitologia não é só a melhor, é única!!
[era óbvio que ia sair algo assim após a virada de copo...]

Beatrix:
Quanto tempo pra essa merda fazer efeito?
[ela tá com a ampola no Joelho ainda, lembra?]

Bill:
Dois minutos.
Apenas o suficiente pra eu terminar meu pensamento... [a calma do cara é demais!]
Agora, faz parte da mitologia do super-herói que ele tem um ego e um alter-ego!
[Taí um princípio básico da "Teoria Geral dos Super-heróis"]

O Bruce Wayne vira o Batman.... O Peter Parker vira O Homem-Aranha.
Quando ele levanta de manhã, é o Peter Parker... Ele precisa colocar a roupa para virar Homem-Aranha!
[Concordo! Mas porque ele justamente esolhe os mais legais - por causa da complexidade e dos conflitos internos - pra depois encher a bola de um herói chato-mór como o Superman?]

E é nesta característica que o Superman está sozinho: Superman não vira o Superman... o Superman nasceu Superman!
[Para Tudo: como Assim?]
Quando o Superman levanta de manhã, ele é o Superman. [Hummmm....]
Seu altér-ego é o Clark Kent. [Ok! Faz sentido]
Sua roupa com aquele "S" grande e vermelho...é um pedaço do manta onde estava enrolado o bebê quando encontrado pelos Kents.
Aquela é SUA roupa!
O que o Clark Kent usa - os óculos, o terno - é sua fantasia. Esta é a fantasia que o Superman usa quando quer se misturar com nós... [Faz sentido²]
Clark Kent é como o Superman nos vê! [Faz sentido³]

E quais são as características do Clark Kent? [Então é aqui onde ele queria chegar?]
Ele é Fraco... Ele é inseguro... Ele é um covarde!!!
Clark Kent é uma crítica completa do Superman sobre a Raça Humana!!!
[CLAP - CLAP CLAP - CLAP CLAP CLAP]

Pois é... realmente dá vontade de parar o filme e passar a bater palmas!
Exatos 2 minutos pra mudar a imagem que eu tinha do (ex)mala-Superman!
Então aquilo que era chato porque parecia tão simplificado (o herói americano todo baseado no ideal de perfeição) na verdade não passa de uma grande tiração de sarro da gente?
Sério.... depois dessa tudo o que ainda se ganha com o Superman depois que o mundo ficou um pouco mais complexo do que era na década de 30, quando ele foi criado, deveria passar a ser repartido com o Tarantino! Essa interpretação é muito a reinvenção do Superman...

Nenhum comentário: