Tem aquelas horas que não há como não se admitir que um cara é casca grosa... Coisa de MATAR A COBRA E MOSTRAR O PAU!!! [???] [eu ainda pretendo algum dia entender a lógica dessa expressão]
Encarar... meter medo... mostrar-se fodão!
Enfim: mostrar que é QUE É MACHO PRA CAR*LH*!!!
Claro... coisa de cinema, porque na vida real é tudo geralmente mais marketing do propriamente personalidade.
Ficando na ficção, segue um TOP TEN não dos caras mais FODÕES do cinema (até porque não há como montar uma lista de 10 no mesmo patamar do Chuky Norris e do Capitão Nascimento, obviamente), mas sim dos dez momentos em que algum personagem mais precisou se mostrar macho para fazer o que fez:
10 - INDIANA JONES & a luta na ponte
("Indiana Jones e o Tempo da Perdição" - Steven Spielberg, 1984)
É O CARA né?
Sabe aquela música do Raul "Eu nasci há 10mil anos atrás"?
Então... quase ele:
Já viu ser aberta a Arca de Moisés com os 10 mandamentos... Já bebeu no Graal...
Mas a "sequência final" desse filme (as aspas porque é uma sequência final de mais ou menos uma meia hora) é sensacional:
a) Tem que liquidar um cara com o quadruplo do tamanho dele
b) Libertar crianças-escravas de uma mina de pedras preciosas
c) Fugir da tal mina por meio de um carrinho em uma perseguição histórica no cinema
d) Detonar uma dezena de seguidores de uma seita satânica no meio da mata
...como se isso não bastasse...
e) Lutar numa ponte pensil contra um cara cujo principal golpe consiste em arranc
ar o coração das pessoas (!!!)[Tudo isso com a trilha sonora clássica do John Williams ao fundo]
Não achei a cena no youtube (só algumas montagens que dão mais ou menos a idéia do que é), mas é uma das sequencias mais legais que lembro do cinema... e o que prova o quanto o Spielberg não só é muito bom, mas MUITO bom cineasta mesmo... como também extremamente versátil: não é qualquer um que mexe assim com cenas de ação e em seguida vai filmar ET!
9 - ZÉ PEQUENO & seu cartão de visitas
("Cidade de Deus" - Fernando Meirelles, 2002)
Sem comentários!!!
8 - TYLER DURDEN & as regras do clube
("Clube da Luta" - David Ficher, 1999)
The first rule of Fight Club is - you do not talk about Fight Club. The second rule of Fight Club is - you DO NOT talk about Fight Club!!!!
Ainda têm mais seis... mas precisa mais pra impor respeito???
5 -HOMER SIMPSON & o Spider-Pig
(Os Simpsons, O Filme - David Silverman, 2007)
Quer algo mais macho do que ter um porco de animal de estimação???
Ora... pra quem já viu o Brick Top falando sobre porcos em Snatch (Guy Ritchie, 2000) sabe muito bem que pra isso, o cara precisa ser FODA!!!
Adicione-se a tal receita brincar com o porco dentro de casa fingindo que ele é o homem-aranha, (ou o Porco-Aranha, como preferir), com direito a adaptação do jingle do desenho e tudo.E mais: Tudo na frente da sua mulher!!!!
Nem Chuky Norris???
6 - VICENT VEGA & como aplicar ampola de adrenalina em uma lição
("Pulp Fiction" - Quentin Tarantino, 1994)
Não tem como faltar o Tarantino quando assunto é um personagem se mostrando fodão!!!
Aliás, o momento MAIS "sou mto macho" dos filmes dele pra mim é justamente protagonizado por uma mulher: o que é a Uma Thurmann sendo enterrada viva em Kill Bill II? Com certeza a cena mais claustrofóbica que eu já vi na minha vida (e que por merecer um post próprio uma hora dessas, fica fora da disputa agora)! Se não bastasse isso, ela quebra o caixão à socos, se desenterra e entra numa lanchonete pedindo um copo d'água como se não tivesse acontecido nada!!! Quer algo MAIS macho que isso?
Aqui ficamos com o Travolta, muito bem orientado [?] por um Trafica, aplic
ando (ou aprendendo empiricamente... ou ainda só presumindo como se faz a tal aplicação) uma injeção de adrenalina na Uma, vítima de uma overdose de pó ao som de "Girl... pãrã pã pã... you be a woman, son".
ando (ou aprendendo empiricamente... ou ainda só presumindo como se faz a tal aplicação) uma injeção de adrenalina na Uma, vítima de uma overdose de pó ao som de "Girl... pãrã pã pã... you be a woman, son".Detalhe: DIRETAÇA NO CORAÇÃO!!! Sem vacilar e mto menos sem tremer... tá achando que é mole?
5 - Ten. Cel. BILL KILGORE & como acordar de bom humor
("Apocalypse Now" - Francis Ford Copolla, 1979)
Sabe aquele povo irritante [?] que acorda de bom humor?
É praticamente o caso do personagem do Robert Duvall em Apocalypse Now...
Completamente compreensível: como não acordar de bom humor em pleno Vietnã, tendo de aguentar recrutas medrosos, sendo rodeado por helicópteros, baterias anti-aéreas e debaixo de um bombardeio!
É só relaxar e aproveitar o momento... e claro, substituir o clássico "Bom Dia Sol" por um singelo "I LOVE THE SMELL OF NAPALM IN THE MORNIG", simples assim!
Aff.... e tem gente que ainda acha que o Capitão Nascimento que é casca grossa!
4 - LUKE SKYWALKER & não ter noção de com quem tá mexendo
(Star Wars, O Império Contra Ataca - George Lucas, 1980)
Eu não sou nem um pouco Star Wars-maníaco...
E nunca achei o Luke um símbolo de herói... Aliás, dentro do próprio Star Wars eu acho o Han Solon do Harrison Ford muito mais foda que ele (e mais foda que ambos, sem dúvida, é o Chewbacca - mas tá, vou continuar tentando não fugir do tema).
O fato é que quem faz o herói é o contexto, e nesse ponto é o que Luke está no lugar certo, na hora certa (ou não): o cara simplesmente tem que enfrentar o maior VILÃO (ou seria o Dr. Hannibal Lecter - eu me pergunto isso sempre) da história do cinema - LORD DARTH VADER!
Provavelmente "O Império Contra Ataca" não foi o primeiro filme que vi na vida... mas eu me lembro como se fosse hoje (eu devia ter na época que vi numa sessão da Globo uns 6 ou 7 anos) o Vader cortando a mão do Skywalker... fiquei sem dormir alguns dias com aquilo na cabeça.
[Aliás, me ocorrreu agora: será que ter como lembrança mais antiga logo o filme em que o Império sai por cima tem alguma consequência traumático-influenciante que explique eu quase sempre achar os vilões mais legais que os heróis? - talvez esteja aí parte da explicação]
[?]
E quando, agora mais velho, vi o filme novamente, fiquei impressionado com a cena dele matando um oficial do império sem sequer tocar nele falando calmament
e: "a sua falta de fé me pertuba!!!"
e: "a sua falta de fé me pertuba!!!"Cara... assustador!!! Ver o Vader hoje até hoje é de tremer (ainda mais quando ele com a voz dublada em português) [?]!
A propósito, o cara é tão foda, mas tão foda... que o George Lucas teve que fazer uma nova triologia a fim de fazer do Vader o protagonista da saga completa. Se pelos primeiros 3 filmes parecia se tratar da história do Luke, os 3 seguintes mostraram na verdade que se contava a história do vilão... o que dá ainda mais envergadura pra ele!
E dai o destino roteiríst
ico do Luke foi justamente ser o antagonista em relação ao protagonista-Vader! E se viu, ainda em fase de aprendizado, cara-a-cara com com ele....
ico do Luke foi justamente ser o antagonista em relação ao protagonista-Vader! E se viu, ainda em fase de aprendizado, cara-a-cara com com ele....Obviamente levou um verdadeiro pau: apanhou, foi humilhado, perdeu uma mão e depois ainda ficou sabendo só não tava sendo morto porque era filho dele...
Mas só o fato de ter encarado o Lord Vader, já dignifica como "macho pra cacete" aquele loirinho franzino que, enquanto herói, parecia que ia afundar a triologia...
Hora do Top 3? Bora então... os 3 momentos "mais macho" do cinema:
3 - JOHN MAcCLANE & brincadeira (não) tem hora
(Duro de Matar - John MacTiernan, 1988)
Os filmes da franquia "Duro de Matar" podiam ser considerados só mais alguns das dezenas que são decendentes da "fórmula James Bond" de se fazer filmes de ação despretenciosos... aqueles que não te acrescentam nada mas que adoro como "sessão pipoca".
Mas tem algo que o torna diferente: além de fazer tudo que um herói de filme de ação faz, o John MacClane do Bruce Willys se ferra o filme todo, sente dor, faz uma porrada de bobagem, tem vários problemas pessoais típicos de pobres mortais... e, o melhor de tudo, tem um mal-humor-bem-humorado TO-TAL-MEN-TE sarcástico... fazendo humor negro com tudo, na maioria das vezes com a prória desgraça!
E isso faz os filmes da franquia acima da média (aliás, o quesito humor negro é de certa forma até copiado pelo Ethan Hunt do "Missão Impossível", o que faz dele um James Bond muito melhor acabado pros anos 90-00).
Eu não vi ainda o "Duro de Matar 4.0", mas posso afirmar que o primeiro e segundo da triologia estão muito além da média dos filmes de ação. Exemplo mais que típico da fórmula de filme+herói(anti-herói, de certa forma) está nessa cena MTO MACHO do Duro de Matar I:
Contexto: Arranha Céu cheio de terroristas na véspera de natal... vários reféns, esposa do John MacClane entre eles. MacClane vai parar no prédio completamente por um acaso da vida. Obviamente vai ter que acabar com os terroristas - de preferência explodindo o prédio por completo - pra salvar o natal de todo mundo.
Pré-ação: Chefão dos terrorista manda um alemão gigante procurar MacClane no
prédio. O cara vai com uma metralhadora atrás do policial que nem sapatos tinha mais pra andar...
prédio. O cara vai com uma metralhadora atrás do policial que nem sapatos tinha mais pra andar...Ação: McClane acaba com o Alemão
Momento Macho pra Cacete: O Alemão sendo devolvido pras outras dezenas de terroristas - sentadinho numa cadeira no elevador, MORTO, com um CHAPEUZINHO DE PAPAI NOEL, com uma inscrição na camiseta: "Agora eu tenho uma arma - HO HO HO"
Momento Macho pra Cacete: O Alemão sendo devolvido pras outras dezenas de terroristas - sentadinho numa cadeira no elevador, MORTO, com um CHAPEUZINHO DE PAPAI NOEL, com uma inscrição na camiseta: "Agora eu tenho uma arma - HO HO HO"
SEN-SA-CI-O-NAL!!!
E bota casca grossa nisso!!!
2 - ROCKY BALBOA & .... (quem não sabe o que é?)
(Rocky 3, O Desafio Supremo - Sylvester Stalonne, 1982)
Falem o que quiser do Stalonne, mas é fato que ele é responsável por dois ícones mór do universo pop: Rocky Balboa e Rambo!
Dois caras ex-tre-ma-men-te fodões....
Lembro bem de um general russo respondendo de forma brilhante uma pergunta a repeito do Rambo no terceiro filme, depois dele ter desarmado 3 bombas relógios, matado 200 russos, destruído uns 10 tanques de guerra e explodido um batalhão inteiro (piadinha que depois roubaram de forma descarada, mas nem por isso injusta [?], pro Chuky Norris):
"- Que esse Rambo pensa que é? Deus??"
"- Claro que não.... Deus teria piedade!"
(CLAP - CLAP CLAP - CLAP CLAP CLAP)
Tá... mas o mais fodão do Stallone pra mim sem dúvida é o Rocky Balboa! Além do cara lutar de guarda baixa, apanhando a luta toda só pra cansar o adversário até o 10º assalto (!!!), existem duas cenas que constituem o treinamento MAIS FODA da história do cinema (isso pra nem citar o absurdo dele ter ganho do russo "The Dragon" [?] no 4º filme depois de ter treinado arrastando troncos de arvore, levantando arados na neve, etc.):
- A primeira é no Rocky I, onde depois de correr milhares de km's, o cara vai lá, quebra 3 ovos num copo, toma na mora puro... dá um SENHOR ARROTO, e sai pra treinar mais (dá vontade de ir alguma academia na mesma hora - mas sem a parte dos ovos, admito) [?]
- A segunda é MUITO clássica - Rocky 3: Já morto o Miiiiiiickkkkkk, o Rocky começa a treinar com o ex-adversário Apollo, o Doutrinador (eu adoro esse codinome!!!) [?]. Dai pra frente mto treino ao som da trilha sonora mais do que clássica.... fato é que eu vejo isso dá vontade ir fazer qualquer atividade física... aliás, NÃO HÁ CORRIDINHA NA PRAIA em que não venha direto na cabeça a cena do filme.... principalmente dele superando o Apollo e (literalmente) correndo pro abraço na água. Tá: eu sei que é TOTALMENTE TRASH.... mas ao mesmo de uma genialidade incomparávell!!!! Se eu fosse técnico de qualquer coisa que fosse, virava top só por mostrar vídeo em toda sessão motivacional... coisa de macho fodão e não se discute!E agora o "momento MAIS MACHO" da história do cinema (pelo menos na opinião desse blog):
1) MAXIMUS DECIMUS MERIDIUS & muito mais do que um simples cartão de visitas
(Gladiador - Ridley Scott, 2000)
Combinação perfeita: O CARA MAIS FODÃO feat. momento mais apropriado impossível para ele demonstrar que é justamente O CARA MAIS FODÃO!
Principal General Romano... Escolhido pelo Imperador para levar Roma à República após sua morte... traído pelo filho-assassino Imperador... preso... fugitivo e tornado escravo.... de escravo, tornado gladiador... de gladiador, à pop-star do Coliseum no sistema "panis et circense".... e, daí por diante, inalcançável pelo próprio Imperador - pelo menos em público!
A propósito, é seguida exatamente a mesma lógica (brilhante) de outro clássico da antiga Roma - Spartacus (principalmente o livro do Howard Fast) que mostra a consequência de se tornar o mito maior que o homem... e daí a grande sacada do filme que não o torna simplesmente mais um filme de ação qualquer...
Mas vamos lá:
Depois de "estreiar" no Coliseum, acabando com a tentativa da organização do evento em reconstituir uma batalha vencida por Roma contra os Bárbaros, ao trucindar (literalmente e quase sozinho) 4 conjutos de bigas romanas... virando alvo da curiosidade do Imperador, ao qual dá as costas em flagrante ato de desrespeito ao quase-divino "césar"... tirar a máscara e soltar uma fala que vai ser lembrada pro restro da história, não é pra qualquer um.
SIMPLESMENTE G-E-N-I-A-L de tão FODA que o cara se mostra na cena:
Cara... eu já o filme pelo menos uma dezena de vezes... e toda vez que tá passando de novo, acabo preso no canal só por causa dessa cena. É de arrepiar!!!
E não supreende a cara do Comudus tremendo na base na cena.... não dá pra acreditar que um troglodita como o Maximus foi se tornar, na pele do mesmo Russel Crowe, o inofensivo (pelo menos fisicamente) John Nash em outra oportunidade....
Ora, "MAXIMUS DECIMUS MERIDIUS"... e com um nome desse, há o que discutir?



Nenhum comentário:
Postar um comentário