Tipo:
praia
+
mar
+
+
fazer parte do trabalho treinar legal a natação
+
a paradoxal combinação do fim social de zelar pela vida dos outros com a total falta de altruísmo por você se sentir super-bem por tar fazendo aquilo ali [?]
[quem já viu um certo episódio - genial, diga-se de passagem - do "Friends" em que a Phoebe enfrenta tal dilema existencial entendeu perfeitamente essa última parte da definição. Ok! mas isso dá um post próprio, logo fica pra outra hora]
Ocorre que, voltando ao teste, depois de levar tanta onda na cabeça e engolir muita água, a aprovação não evitou desilusão em se dedicar integralmente [(?) - eu adoro me enganar que realmente ia largar tudo pra virar salva-vidas] com essa carreira.
Aconteceu no ano passado lá na Mole (Florianópolis/SC)... aconteceu esse ano na Praia Grande (São Francisco do Sul/SC): enquanto tomava ondas na cabeça procurando um maldito saco gigante de pedras que tava submerso em algum lugar, sendo que precisava arrastar ele de alguma forma até a areia, só pensava que se fosse pra ser salva-vidas, que eu ganhasse um posto numa Ferrugem, Enseada, Daniela, ou qualquer outra praia de águas CALMAS... porque em mar aberto, ninguém merece!
Bem... procurando o negócio lá, tem horas que dá vontade de desistir FROUXO.
Só que sabe como é o slogan da propaganda governamental né? "Sou brasileiro e...."
Pois é, daí nessas horas o que se precisa é pensar em algo pra dar um estímulo. E a minha fórmula é infalível!!!
Só que sabe como é o slogan da propaganda governamental né? "Sou brasileiro e...."
Pois é, daí nessas horas o que se precisa é pensar em algo pra dar um estímulo. E a minha fórmula é infalível!!!
A primeira parte é ir cantando mentalmente [?] o "não vim até aqui... pra desistir agora" dos Engenheiros...
A segunda [e é examente aqui onde eu queria chegar desde lá do começo] é falar pra si mesmo: "PORRA cara! Que é isso? Tu não vai tirar essa trouxinha de pedra aí do fundo por causa dessas marolinhas? Salva-vidas de verdade deve rir da tua cara!"
E me vem na cabeça imediatamente é a de um cara que seja salva-vidas em Teahupoo olhando pra mim com cara de desprezo [?].
E a imagem de Teahupoo é, para mim, a mais impressionante que a natureza pode produzir!
Vamos lá:
O Tahiti, por sua vez, é a maior ilha da Polinésia Francesa, que fica no Pacífico Sul.
Segundo o Google Earth, está localizado a 17°32 de latitude sul e a 149°34 de longitude oeste. É distante 6.520 km da Califórnia, 5.390 km da Austrália e 8.000 km do Chile. [?] - Tá... qual foi o sentido desse parágrafo? Ou melhor, PRA QUE eu fiquei medindo isso?
Resumindo: Imagine um lugar no meio do NADA! Pois então... é exatamente aí!
Mas o que essa praia tem de tão impressionante?
Bem, em primeiro lugar o visual claro! Para quem não sabe, o Tahiti é uma ilha vulcânica... o centro dela é todo composto de montanhas, sendo que só na beira das praias é que se concentram as cidades e vilas. Logo, a paisagem é quase só montanhas cercadas por águas quentes e claras... Mas assim também o é na Indonésia, na Tailândia, e até no Brasil (já imaginou um Rio de Janeiro quase selvagem como que era?)O que impressiona mesmo é a ONDA dessa praia!
A propósito, a tradução de Teahupoo é "Crânio Quebrado", o que dá uma idéia do que são as massas de água que se formam ali...
A imagem de satélite desse recife já é algo fora do comum. Parece até que na verdade se trata de terra seca, quando na verdade está a cerca de abaixo da água (em alguns pontos, só uns 2 metros).
E naquele canal formado pela barreira... uma espécie de funil... quebra a
onda mais assustadora do mundo!
onda mais assustadora do mundo!Não... ela definitivamente não é a maior! Claro que sua média de altura não deixa de fazê-la gigante, mas há montanhas de água maiores por aí...
Só que existem alguns aspectos que a tornam ÚNICA! Maravilha plástica total da natureza!!!
O principal é que ela é a única [pelo menos conhecida] onda que forma uma DEPRESSÃO no mar.... é um TOTAL ABSURDO o verdadeiro buraco que se cria entre a parte grossa do recife de corais e o outside! Parece até que alguém tirou a tampa do ralo do mar [?] e começou a se formar o redemoinho...
Eu fico ima
ginado a sensação desse bando de louco aí em ver esse abismo às suas costas... dá pra pensar que vão ser sugados lá pra baixo.... mas pior mesmo deve ser estar literalmente no abismo em formação com aquele paredão de água vindo em sua direção:Pois é...
mais do que anormal, o cara precisa ser um tanto (muito) inconsequente pra encarar isso aí...
O outro aspecto que impressiona é a explosão de água que ela causa...
Explico: quando ela começa a quebrar, forma um dos tubos mais perfeitos que se conhece... o
lip da onda é um verdadeiro lençol... Mas a medida que ele vai fechando, vai-se criando aquela nuvem gigantesca de água que dá pra ver ali no meio do tubo dessa foto.
lip da onda é um verdadeiro lençol... Mas a medida que ele vai fechando, vai-se criando aquela nuvem gigantesca de água que dá pra ver ali no meio do tubo dessa foto. E essa nuvem, como não tem para onde ser expelida pela onda, vai invariavelmente seguindo a direção do tubo.... é uma massa violenta de água totalmente canalizada.
Na hora que ela alcança o final do tubo, brother.... só vendo a imagem pra ter noção daquele mega-jato de água sendo espalhado para tudo quanto é lado. Neguinho acelerando ali no meio do tubo, é mais por preocupação em escapar dessa água do que propriamente pra não ser atingido pelo lip.
Palco perfeito, merece grande ator.... se for o melhor de todos, torna o espetáculo inesquecível.
Essa onda é a responsável por uma das imagens mais top que já vi na história do esporte.
Se tem algo que vou agradecer pro resto da vida, é ter vivido numa época em que vi o Jordan jogar basquete... vou agradecer ainda mto ter visto o Federer jogar tênis e o submerso que o Phelps faz a cada saída e virada na piscina... e claro, por ter visto o Kelly Slater pegar onda!!!
Foi justamente em Teahupoo, na etapa do WCT de 2005, que o cara fez a bateria perfeita arrancando - pela única vez na história - duas notas 10,00 na mesma bateria (nada mais que a bateria da final, diga-se de passagem).
Ele primeiro pega um tubo absurdo (2'25" do vídeozinho), inclusive com direito a ter que "pular" no final pra não atropelar um cara que tava na água...
Mas a segunda onda é algo totalmente surreal (2'47 do mesmo vídeo)... é talvez O TUBO de todos os tempos: primeiro o bicho quase que cai... sai todo desequilbrado, se re-equilibra sabe-se lá como.... o tubo se forma lá vai ele.... 1, 2, 3... 4, 5, 6.... 7, 8, 9, e.... ufa.... 10 (!!!)! É.... D-E-Z segundos embaixo da onda....
O mais legal é que ele sai da onda com mó jeito de que nem ele acreditou no que acabou de acontecer...
Depois dessa, não é à toa que ele pega uma cerveja e vai pegar um outro tubo na onda assassina tomando a long... só pra comemorar assim! (é a onda seguinte do vídeo)
Agora, fala sério... mais do que pegar um tubo desses, valeria prêmio só o fato do cara ter coragem de cair num mar desses... queria mesmo ver alguém arriscar um jacaré aí.. heheh

Um comentário:
Luky... mandou mto nesse teu post =] hehe confesso que li tudo e sim, fui clicando em cada foto e cada link que tu colocou no decorrer do texto! hahaha realmente teahupoo eh foda e um salva-vidas lá devia ria mto da tua cara se tu não consegue tirar um saco de pedra do fundo do mar.. mas ei tu podia voltar a contar sobre isso de salva-vidas neh hahaha eu não entendi mto bem (tá certo que eu não sei daonde tu tirou essa idéia de ser um salvador e nem li todo o blogger antes de perguntar agora né) mas vale a deixa hehe =]] viva a natureza e quem sabe um dia a gente tenha a sorte de conhecer teahupoo numa galera!! hahaha imagina q medo!! abracoo
Postar um comentário